O Portador do fogo é o décimo volume da saga best-seller do New York Times Crônicas Saxônicas, que deu origem a série da Netflix The Last Kingdom.
É 917 d.C., e Uhtred é um homem de 60 anos, mas ainda é um guerreiro feroz e temível. Alfred está morto há muito tempo e seu filho Edward agora lidera os esforços para expulsar os dinamarqueses de todas as terras saxãs. A irmã de Edward, Æthelflaed, governa a vizinha Mércia e ainda considera Uhtred - um ex-amante - como seu protetor. A Grã-Bretanha está em um estado de paz inquieta. O governante viking de Northumbria, Sigtryggr, e a rainha saxã Æthelflaed, concordaram com uma trégua. E assim, o maior guerreiro da Inglaterra, Uhtred de Bebbanburg, finalmente tem a chance de retomar a casa que seu tio traidor roubou dele há muitos anos - e que seu primo ardiloso ainda ocupa.
Mas o destino é inexorável, e os inimigos de Uhtred e os juramentos que ele fez, além de uma rede de intrigas, conspiram para distraí-lo de seu sonho de recuperar sua casa.
Novos inimigos entram na luta pelos reinos da Inglaterra: o temível Constantin da Escócia aproveita a oportunidade de conquista e lidera seus exércitos para o sul. Assim, a já precária paz da Britânia pode se transformar em uma guerra que a aniquilaria de uma vez por todas. Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento. Ele é o senhor de Bebbanburg, o descendente de Ida, o Portador do Fogo, e vai precisar de todas as habilidades que desenvolveu em uma vida de batalhas para transformar seu sonho em realidade.
Devido ao grande sucesso e precioso teor histórico, a saga Crônicas Saxônicas deu origem a série televisiva The Last Kingdom, que teve sua estreia em 2015 pela BBC. Já a segunda temporada foi coproduzida pela Netflix que, a partir daí, começou a também transmitir a série via streaming. Na produção podemos acompanhar as aventuras do protagonista Uhtred em busca da sua identidade nesta grande guerra.
"