Pequeno clássico da literatura psicanalítica, considerado uma das melhores introduções à vida e à obra de Sigmund Freud, em tradução icônica de Lélia Gonzalez.
Nesta biografia intelectual única, o psicanalista e escritor francês Octave Mannoni retrata os episódios mais marcantes da vida do mestre vienense, em estreita relação com sua obra. Com grande vivacidade, apresenta o fecundo drama vivido por Freud durante o período inicial da gestação da psicanálise; a elaboração de seus principais casos clínicos e os ensinamentos que deles extraiu; as bases revolucionárias de sua teoria da sexualidade e da interpretação dos sonhos — elementos centrais da descoberta do inconsciente.
Sucinto e ao mesmo tempo panorâmico, estruturado por temas e acompanhado por uma valiosa cronologia, o livro percorre uma parte significativa dos inúmeros escritos de Freud. Contribui ainda para a profundidade do retrato aqui revelado o fato de Mannoni fundamentar sua abordagem no ensino de Lacan — de quem foi analisando e aluno — e tratar a saga freudiana como a experiência de um sujeito em sua relação com a verdade.
Freud e a descoberta do inconsciente não é apenas um prelúdio à biografia e ao pensamento do fundador da psicanálise; é também uma joia literária por si só.