Para escapar do labirinto emocional da codependência é preciso compreendê-la. Em Codependência nunca mais, agora em edição comemorativa revista e ampliada, Melody Beattie traz um material informativo e acolhedor para quem precisa se libertar e retomar a própria vida.
Você costuma assumir a responsabilidade de resolver os problemas dos outros? Se, assim como muitos, você perdeu o controle da própria vida ao se envolver no drama de lidar com o comportamento autodestrutivo de alguém que lhe é querido, talvez você seja codependente.
Melody Beattie começou a conviver com codependentes muito antes de existir uma definição exata para esse termo. Na década de 1980, o conceito de “codependência” — que hoje sabemos se tratar de um transtorno emocional — ainda não era bem estabelecido. Muitas vezes, naquela época, até mesmo os dependentes químicos eram estigmatizados apenas como “viciados”.
Além de muita pesquisa, foi preciso que a autora superasse as próprias questões pessoais como o abandono, o abuso sexual, o alcoolismo, as drogas e um divórcio conturbado a fim de compreender o termo em sua totalidade. E foi assim que, em 1986, ela publicou Codependência nunca mais, um livro empático e despretensiosamente didático sobre os desafios enfrentados para superar esse transtorno, e os frutos que colhemos depois de finalmente nos percebermos livre dele.
Mais de 35 anos depois, Codependência nunca mais ganha nova edição, revista e ampliada com conteúdo inédito. Com reflexões pessoais, exercícios e histórias instrutivas das experiências da autora e de outras pessoas na mesma condição, este livro vai ajudar você a romper com antigos padrões de comportamento e estabelecer limites saudáveis, além de oferecer um plano objetivo para uma jornada de cura, esperança, liberdade e felicidade.