Um relato inovador sobre a relação entre o progresso de nossa espécie e o desenvolvimento econômico
Por milhares de anos, a evolução da humanidade seguiu o mesmo pa¬drão: a prosperidade avançou conforme ocorriam progressos tecnológi-cos como o domínio do fogo e invenções como a roda ou a bússola. No entanto, após pouco tempo, as condições de vida retornavam ao ponto de partida. Só durante a Revolução Industrial, com a redução da mão de obra infantil, o investimento em educação e o decréscimo na taxa de fe¬cundidade, houve um enriquecimento geral da população – embora a dis¬tribuição dessa riqueza tenha ocorrido de maneira desigual.
Ao pesquisar esse processo, Oded Galor, um dos pensadores mais proeminentes da atualidade, criou a teoria unificada do crescimento, que ex¬plora a interação dinâmica entre a evolução humana e o desenvolvimento econômico. Hoje, a humanidade se encontra em uma nova encruzilhada: o progresso e o meio ambiente parecem ter entrado em rota de colisão. Mas Galor está otimista. Pioneiro na análise do impacto da evolução humana e sua adaptação, o autor prevê um futuro bem mais positivo do que o geral¬mente esperado.
A jornada da humanidade é um livro de verdades urgentes e cuja relevância perdurará no tempo. Com sua escrita ágil e concisa, Galor nos oferece lições profundas e otimis¬tas sobre os avanços da humanidade, e uma fórmula: a igualdade de gênero, o investimen¬to em educação e o equilíbrio da diversidade com coesão social são as chaves não só para a prosperidade de nossa espécie, como tam¬bém para sua sobrevivência.