Este livro trata da jornada do indivíduo rumo à totalidade psicológica, conhecida na psicologia analítica como processo de individuação. Edward F. Edinger traça os estágios desse processo e os relaciona à busca de um significado por meio de encontros com o simbolismo na religião, em mitos, nos sonhos e nas artes.
Para homens e mulheres contemporâneos, Edinger tem a convicção de que o sucesso de uma psicoterapia depende fundamentalmente do encontro consigo mesmo, que é equivalente à descoberta da real existência de Deus. O resultado do diálogo entre o ego e a imagem arquetípica de Deus é uma experiência que muda drasticamente a visão de mundo do indivíduo.
Esta é a característica essencial do processo de individuação, e o autor possibilita, por meio de suas pesquisas, um modo de vida novo e mais significativo em termos existenciais, que é o grande propósito deste brilhante estudo. O livro é fartamente ilustrado e traz situações vivenciadas pelo autor como analista para demonstrar os conceitos apresentados.